Comentários sobre a Conferência de Helcira Lima

Resumo

Esta resenha objetiva apresentar um apanhado de conhecimento sobre a exposição realizada pelo Ciclo de conferências sobre Análise do Discurso Digital, promovido pelo grupo Tear (teorias de Argumentação e Retórica), ministrada pela Profa. Dr:. Helcira Lima da Universidade de Minas Gerais (UFMG), que há anos desenvolve trabalhos na especialidade em análise do discurso e argumentação. Como proposta de tema Polêmica e Violência Verbal: O Papel do insulto no Discurso Misógino.  Para tanto, estes dividiram a fala redigindo alguns pontos: polêmica, violência verbal e insulto, discurso misógino de ódio e comentários on-line como um tecnogênero. Essa discussão se faz relevante nos aspectos do meio digital e fora dele.

Texto

A pesquisadora apresenta seus eixos de pesquisa, que são análise do discurso com ênfase na argumentação, aprofundando na noção de polêmica e violência verbal, tem estudado sobre negacionismo e conspiracionismo, e problematiza com o tema social a violência contra a mulher. As discussões em torno do diálogo no meio digital que em maioria resulta em divergências, nos últimos tempos têm tomado os meios midiáticos, principalmente na internet, debates de ideias, em que os lados têm a silenciar e defender suas ideias e valores. As proporções torna os discursos a manifestar ódio e violência verbal caracterizado pela fala e escrita.

A conferencista, destaca como discussão a violência contra a mulher, que em maioria dos casos torna crime de feminicídio e estrupo, também a violência verbal e nem sempre são notificados nas mídias, há uma censura associada ao enunciar o crime. E na internet, os comentários de publicações de portais de notícias são assustadores, chega a culpabilizar a vítima, e a manifestar ódio. LIMA, ressalta que esses ataques são direcionados a mulher, devido ao machismo arraigado na nossa sociedade.

Nesse contexto, LIMA aponta que o insulto é uma forma de violência verbal, e ataque de superioridade ao outro, abrangendo grupos de pessoas, também apoia a política do silêncio, que objetiva enfraquecer e silenciar o sujeito. A autora cita Rosier (2006) em que diz que “o insulto sempre estará presente nas interações cotidianas, porque a violência verbal faz parte da linguagem e de seus usos. Ela se modifica tendo em vista questões jurídicas e geográficas”.

Para refletir essas relações, Helcira explica que a tentativa do discurso de ódio é atacar a figura do outro nos valores e na moral, se configura em uma batalha de valores, oposições de duas respostas, exemplo a lei maria da penha que acendeu uma polêmica pública, de que um lado acredita que privilegia as mulheres e o outro considera que as leis são importantes para combater as violências contra as mulheres. A palestrante, explica brevemente sobre comentários on-line, que muitas das vezes é usado nos portais de notícias, que ataca não só o conteúdo, mas as mulheres em geral, tais comentários possui as emoções caracterizado pela estrutura morfo-sintática, diminutivo, aumentativo, seleção lexical, figuras retóricas entre outras.

Portanto, após a fala da conferencista, foram dispostas as questões do chat, que esclarece pontos e tira dúvidas relacionadas ao tema, dentre as quais selecionamos duas: A primeira é “O silêncio seria uma consequência da imposição de uma submissão, construída a partir de específicas relações de poder? Helcira responde que seja uma consequência, mas gera submissão, pois está centrada nessa estrutura. A segunda é “Quais são as aproximações e os distanciamentos entre Violência e Discurso de ódio?” Ela disse que são muitos, o discurso de ódio é de violência simbólica, pois incita a violência.

Deste modo, LIMA trouxe reflexões importantes para entender a polêmica e a violência verbal, no meio digital. Polemizando os discursos de ódio contra as mulheres. Ponderando os assuntos mencionados de grande relevância para os estudos acadêmicos, orienta-se, que a conferência da Helcira, Polêmica e violência verbal: o papel do insulto no discurso misógino, a ser assistida por estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

Resenhista: ANA CAROLINA DE DEUS COUTINHO – Graduanda do curso de Letras- Linguística

LIMA, Helcira  TEAR Convida Conferência 6: Helcira lima– Polêmica e violência verbal: o papel do insulto no discurso misógino. Youtube,18 Mar. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mvykYMErlB0  Acesso em: 21 mar. 2022.

Um comentário em “Comentários sobre a Conferência de Helcira Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: